Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Comissão de Meio Ambiente discute projetos de Zoneamento Econômico Ecológico

Entrega de itens de proteção pelo governo independerá de certificação, convênio ou eventual pendência documental da entidade

24/08/2021 15h25
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Produtores reclamam que a pecuária pode ser prejudicada pelo zoneamento - (Foto: Tchélo Figueiredo/Governo do MT)
Produtores reclamam que a pecuária pode ser prejudicada pelo zoneamento - (Foto: Tchélo Figueiredo/Governo do MT)
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados discute nesta quinta-feira (25) os possíveis impactos de projetos de Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) no Brasil. O ZEE é um dos instrumentos previstos na Política Nacional do Meio Ambiente e tem como objetivo orientar investimentos segundo as peculiaridades regionais, conciliando os setores social, econômico e ecológico.

A audiência atende a requerimento do deputado Vitor Hugo (PSL-GO). O parlamentar afirma que, na forma em que se encontra, o ZEE "ignora todos os esforços do plano de logística nacional, propondo unidades de conservação sobre o traçado de ferrovias e rodovias federais, além de imprimir um retrocesso para o setor de base florestal, criando unidades de conservação de uso restrito sobre áreas onde já existem planos de manejo florestal sustentável em andamento".

Vitor Hugo ressalta ainda que o zoneamento impõe impeditivos severos à produção agrícola tecnificada e à pecuária intensiva. "A medida, além de grande
prejuízo ao estado do Mato Grosso, irá prejudicar o abastecimento alimentar da
população de todo o Brasil", critica.

Foram convidados para falar sobre o assunto, entre outros, o presidente do Instituto Mato-Grossense da Carne, Caio Penido, a assessora do Ministério da Agricultura, Vanessa Silveira, e um representante do Ministério do Meio Ambiente.
A reunião será realizada às 14 horas, no plenário 6.
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias