Saúde Tocantins

ETSUS retorna, gradativamente, as aulas presenciais com o Curso de Manejo Clínico de Pacientes Graves com Covid-19

Execução e desenvolvimento do curso seguem o protocolo e o plano de segurança em saúde e prevenção à covid-19

24/08/2021 15h40
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Aulas presenciais ocorrem nos municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi - Foto: Governo do Tocantins
Aulas presenciais ocorrem nos municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi - Foto: Governo do Tocantins

Qualificar e instrumentalizar de forma integrada médicos, enfermeiros e fisioterapeutas na prestação de cuidados em suporte avançado de vida ao paciente grave com covid-19. Este é o objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que sob a coordenação da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Doutor Gismar Gomes (ETSUS) está gradativamente retomando as aulas presenciais, desde a segunda-feira, 23.

A execução e o desenvolvimento do curso seguem o protocolo e o plano de segurança em saúde e prevenção à covid-19 adotados pelas instituições de ensino considerando a Portaria da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) n° 185/2021, retornando com as atividades presenciais. As aulas ocorrem nos municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi (2 turmas de 15 alunos/discentes em cada município).

O público-alvo é composto por médicos, fisioterapeutas e enfermeiros e o curso possui carga horária de 16 horas obedecendo o cronograma abaixo:

23 e 24/08 – 25 e 26/08 – Palmas

31 e 1°/09 – 2 e 3/09 – Araguaína

13 e 14/09 – 15 e 16/09 – Gurupi

Conteúdo

O Curso de Manejo Clínico com Pacientes Graves com Covid–19 abordará dois eixos: a clínica e o suporte respiratório e a clínica em situação de urgência e emergência. Para tanto, serão desenvolvidos exposição teórica dialogada, estudos de caso envolvendo situações reais ou simuladas nas aulas práticas, que estão sendo ministradas pelos docentes facilitadores Antônio Claudio de Oliveira e Glaucielho Cardoso D`avila.

“Esse curso foi pensado e planejado considerando a demanda real das unidades hospitalares do Estado, contemplando as cidades polos de Palmas, Araguaína e Gurupi, além de cidades vizinhas. Estamos felizes por retomar nossas atividades e tendo todo cuidado conforme os protocolos de segurança em saúde. Eu acredito que, com o curso, os egressos conseguirão atuar melhor e com mais qualidade na atenção aos pacientes graves com covid-19 em suas unidades hospitalares”, ressaltou o gerente de Educação Permanente do SUS, Paulo Henrique Teixeira.

A ETSUS tem a missão de promover a gestão dos processos educacionais e de pesquisa, voltados para o desenvolvimento dos trabalhadores no âmbito da saúde do Tocantins, considerando e oportunizando a necessidade de manter os profissionais atualizados e preparados para o enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus.

“Este curso está sendo maravilhoso e muito enriquecedor, agregando conhecimento no manejo clínico de pacientes com covid-19 e, no âmbito geral, me oportunizou a facilitação da abordagem com o paciente covidado, que exige cuidados específicos pelo risco de contaminação para com a equipe profissional. Estou obtendo melhor domínio sobre os parâmetros da ventilação e parada respiratória na prática desses cuidados”, destacou a enfermeira técnica do Hospital Geral de Palmas, Josefa Cleide da Silva.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias