Saúde Amazonas

Jornada de Iniciação Científica na FVS-RCP apresenta 14 pesquisas com temas da Vigilância em Saúde

O Núcleo de Ensino e Pesquisa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, realiza, a VI Jornada Científica do Paic/FVS-RCP

24/08/2021 17h55
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Iniciação Científica na FVS-RCP
Iniciação Científica na FVS-RCP

O Núcleo de Ensino e Pesquisa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (NEP/FVS-RCP) realiza, nesta terça-feira (24/08), a VI Jornada Científica do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/FVS-RCP), apresentando os resultados das pesquisas realizadas por bolsistas do programa e orientados por pesquisadores da FVS-RCP. O evento iniciou às 8h e seguiu até às 17h. O Paic é coordenado pela FVS-RCP, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

No total, são 14 pesquisas com temas voltados para a Vigilância em Saúde no estado. Cada projeto é avaliado por uma banca examinadora com experiência acadêmica na área apresentada. A programação contou, ainda, com a conferência “Vigilância Genômica do SARS-CoV-2 (novo coronavírus) no Amazonas”, com o pesquisador Felipe Naveca, do Instituto Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia).

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, conta que a FVS-RCP segue engajada em fortalecer a pesquisa científica aplicada à Vigilância em Saúde no Amazonas. “Os projetos apresentados durante a Jornada Científica são frutos de muito empenho dos bolsistas e do nosso núcleo de pesquisa, que estimula o desenvolvimento da pesquisa científica tendo como desafio voltado aos temas importantes da vigilância em saúde”, ressaltou Cristiano.

A coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa da FVS-RCP, Leila Alencar, aponta que o evento é uma iniciativa importante para o fortalecimento da pesquisa em Vigilância em Saúde na instituição. “A FVS-RCP está engajada em fortalecer a pesquisa científica aplicada à Vigilância em Saúde, e a VI Jornada Científica ilustra esse objetivo institucional”, afirmou.

Segundo o coordenador do Paic/FVS-RCP, Sidnei Campos, é essencial que a FVS-RCP siga realizando suas próprias pesquisas. “A estratégia de desenvolvimento é importante para que a instituição se fortaleça naquilo que ela realiza. Com isso, o controle de doenças, por exemplo, pode ser aperfeiçoado e mais eficaz. A nossa pesquisa está alinhada com as ações finalísticas da Vigilância em Saúde”, explica Sidnei.

Temáticas 

Entre as pesquisas apresentadas na VI Jornada Científica da FVS-RCP está “Cadeia de Transmissão dos casos emergentes na pandemia de Covid-19 no Amazonas: estudo longitudinal de série de casos”, coordenada pelas pesquisadoras da FVS-RCP, Leila Alencar e Marlúcia Garrido e desenvolvida pela estudante finalista do curso de Enfermagem, Geovana Ribeiro Pinheiro.

“O nosso estudo busca identificar como ocorreu a transmissão da Covid-19 na primeira curva epidêmica no Amazonas. Apresentar o estudo é uma sensação de dever cumprido, porque estamos desenvolvendo o projeto durante o ano inteiro. É gratidão pela oportunidade”, declarou a estudante de Enfermagem.

Integrando o corpo de temas estudados estão ainda “A violência contra a mulher em tempos de isolamento social pelo novo coronavírus no Amazonas”, “O uso das tecnologias de informação e comunicação na educação permanente da FVS-RCP” e “Análise das condutas profiláticas de acidentes provocados por animais silvestres ocorridos na regional do entorno de Manaus e Rio Negro, entre 2014 e 2019”.

Referência 

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias