Saúde Amazonas

Hospital João Lúcio promove reencontro de pai e filha após um ano e meio de internação

Depois de um ano e meio separados, pai e filha se reencontraram com a ajuda da equipe multidisciplinar do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio

04/09/2021 14h40
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na zona Leste de Manaus - FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM
Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, na zona Leste de Manaus - FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

Depois de um ano e meio separados, pai e filha se reencontraram com a ajuda da equipe multidisciplinar do Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, nesta sexta-feira (3/09). Desde fevereiro de 2020, Cristian Nobre da Silva, 42, está internado na unidade hospitalar e recebia apenas visitas virtuais, feitas por videochamadas, da única filha, Sofia Leal, de 6 anos.

 Além da filha, o paciente também recebeu a visita da esposa Jéssica Leal, 30. Durante a visita, Sofia entregou os desenhos feitos especialmente para o pai e amenizou a saudade. O reencontro da família foi marcado por comemoração e muita comoção.  

“É um dia muito especial para nós. Sempre dizia para ela que logo iria ver o pai. Tem noites que ela chora porque sente falta do pai. É muito emocionante, porque desde quando ele foi internado ela nunca mais tinha visto o pai, somente por chamada de vídeo. É uma grande honra reunir minha família. Muito obrigada por isso”, disse emocionada a esposa do paciente. 

Atendendo ao pedido de Cristian, a assistente social Cláudia Melo idealizou a iniciativa. O reencontro contou com a supervisão da equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, psicóloga e assistente social, do hospital para garantir a segurança e o conforto para o paciente e para a família. 

“Nos sentimos honrados em proporcionar esse momento único para família porque sabemos que a família exerce um papel fundamental na recuperação do paciente. Sabemos que a recuperação do Cristian, depois dessa visita, vai ser muito mais rápida. O seu bem-estar é a nossa prioridade. Esses reencontros são programados e seguros tanto para a família quanto para o paciente”, explicou a assistente social. 

Segundo a psicóloga do hospital, Maria Letícia Rosas, a visita é antecedida por uma preparação para minimizar a ansiedade do paciente e permitir a realização de forma tranquila e segura. 

“Também foi feito um trabalho com a filha. Antes, foram feitos alguns atendimentos e mediamos esse contato por meio de desenhos e hoje foi possível que acontecesse presencialmente. Trabalho com o Cristian há algum tempo e, durante os atendimentos, percebemos que a questão da saudade da filha era algo que o mobilizava muito”, ressaltou a psicóloga. 

Histórico do Paciente

Cristian foi transferido do Hospital José Mendes, em Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital), para Manaus, e deu entrada no hospital com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, exames confirmaram ser AVC isquêmico. No decorrer da internação, ele foi diagnosticado com uma doença neurológica crônica e recebe acompanhamento neurológico na unidade. Ele tem obesidade mórbida, depende de suporte ventilatório e está em fase de progressão para oxigenioterapia. 

 Com o suporte de fisioterapia, Cristian recuperou parcialmente o movimento dos membros superiores e está evoluindo nos exercícios de força, sem previsão de alta médica.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias