Saúde Amazonas

Vacina Amazonas: ‘Esperança’, diz mãe, após ter filhos gêmeos de 12 anos vacinados com primeira dose

Com a retomada da vacinação em adolescentes, Karina Dias não perdeu tempo: levou os filhos gêmeos, de 12 anos de idade, para receber a primeira dose.

18/09/2021 17h25
Por: Redação Fonte: Secom Amazonas
Retomada da vacinação em adolescentes.FOTOS: Indiara Bessa/Secom
Retomada da vacinação em adolescentes.FOTOS: Indiara Bessa/Secom

Com a retomada da vacinação em adolescentes, Karina Dias não perdeu tempo: levou os filhos gêmeos, Kauan e Kaline de Souza, ambos de 12 anos de idade, para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no mutirão Vacina Amazonas. A ação deste sábado (18/09) acontece em nove postos coordenados pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus.

“Eles completaram 12 anos na segunda-feira. A gente ficou feliz por terem completado 12 anos, e quando falaram que não ia ter a vacina, a gente ficou triste. Ontem à noite veio o resultado, e decidimos que hoje de manhã nós viríamos vacinar. Eles vão viajar na terça-feira e já vão vacinados”, disse, emocionada, ao levar os filhos para receber a primeira dose no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus. 

Para este segundo dia de mutirão, adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades foram incluídos como público-alvo após a validação da vacinação pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A resolução foi aprovada na tarde de ontem (17/09).

Karina descreve a sensação de ver os filhos sendo vacinados como uma esperança por dias melhores. “É uma emoção muito grande. Perdemos muita gente, muitos amigos, então é uma esperança que eles estão tendo de ser vacinados logo adolescentes, cedo. E [o mutirão] é uma ótima iniciativa e incentiva os outros a vir, que venham se vacinar porque é muito importante a vacinação”.

Público-alvo – Os postos de vacinação oferecem a aplicação de doses de reforço para idosos acima de 70 anos que tomaram a segunda dose ou dose única até o dia 31 de março, além da aplicação da primeira e segunda doses para quem ainda não iniciou a imunização ou precisa completar o esquema vacinal.

Para o segundo dia de mutirão, a expectativa é a ampliação da demanda, principalmente com a retomada da vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, que tiveram a vacinação validada em resolução da CIB, aprovada na sexta-feira (17/09).

Estrutura – No primeiro dia da 20ª edição do mutirão Vacina Amazonas, na sexta-feira (17/09), mais de 28 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19. O Governo do Amazonas montou uma estrutura com mais de 90 postos de vacinação em nove pontos estratégicos da capital, tendo o reforço de 1,4 mil servidores do Estado para atendimento à população que comparecer aos locais nos dois dias de mobilização (confira lista de locais ao final).

A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Manaus, que está disponibilizando seis pontos estratégicos e postos de vacinação, entre eles 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A lista pode ser conferida no site Imuniza Manaus, no endereço https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/locais-de-vacinacao-covid-19/.

Confira os postos de vacinação coordenados pelo Governo:

• Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus – Avenida Pedro Teixeira, zona centro-oeste da cidade, exclusivamente na modalidade drive-thru, nos dois dias

• Parque Municipal do Idoso – Rua Rio Mar, 1.324, bairro Nossa Sra. das Graças, zona centro-sul

• Policlínica João dos Santos Braga – Avenida Margarita, s/nº, Cidade Nova, zona norte

• Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira – Avenida da Felicidade, s/nº, Conjunto Viver Melhor, zona norte

• Ceti Zilda Arns Neumann – Rua Santa Marta, s/nº, Comunidade Jesus Me Deu, Colônia Terra Nova 4, zona norte

• Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar – Avenida Presidente Médici, 500, Coroado 3, zona leste

• Escola Estadual Waldock Fricke de Lyra – Rua Santa Helena, s/nº, Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona norte

• Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós – Rua Goiânia, 701, Redenção, zona centro-oeste

• Escola Estadual de Tempo Integral Francisca Botinelly Cunha e Silva – Avenida Dom Pedro I, s/nº, Dom Pedro, zona oeste

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias