Geral Tocantins

Posto de coleta de leite materno do Hospital Tia Dedé é referência para mais de 20 municípios circunvizinhos

Desde que começou a funcionar em agosto de 2016, já beneficiou mais de 140 recém-nascidos

14/04/2021 18h05
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins - Mariana Ferreira
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O leite materno é a principal fonte de vitaminas, nutrientes, proteínas e anticorpos para os recém-nascidos. E é pensando na importância da amamentação, que o posto de coleta de leite humano do Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional, trabalha diariamente para atender bebês que precisam de leite materno.

Desde que começou a funcionar em agosto de 2016, o posto de coleta já beneficiou mais de 140 recém-nascidos e é referência para 20 municípios, como Brejinho de Nazaré, Silvanópolis, Ipueiras, Santa Rosa, Natividade, Chapada da Natividade, Almas, Porto Alegre do Tocantins, Dianópolis, Taguatinga, Conceição do Tocantins, Monte do Carmo, Ponte Alta do Tocantins, Pindorama, Mateiros, São Félix do Tocantins, Taipas, Fátima, entre outros. Atualmente, o posto conta com seis doadoras ativas e funciona todos os dias da semana.

“Bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno doado por outras mães. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias”, explicou a coordenadora do posto de coleta, Valdeci Ferreira dos Santos Alexandre.

A mãe que estiver amamentando e tiver interesse de ser uma doadora, pode entrar em contato através do telefone (63) 3363-8315 para realizar um cadastro. Estando apta, a doadora receberá, em sua casa, o kit para a coleta do leite materno. O leite coletado pode ficar armazenado até 10 dias.

Rede

A Rede Estadual de Banco de Leite é composta por três bancos, nas cidades de Araguaína (Hospital Dom Orione), Palmas (Hospital e Maternidade Dona Regina) e Gurupi (Hospital Regional de Gurupi). Além desses, há postos de coleta em funcionamento no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins e no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional.

Edição: Lenna Borges

Revisão Textual: Marynne Juliate

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias