Geral Tocantins

Dados do Tocantins contribuem para aprimoramento de ferramentas do Monitor de Secas 

Tocantins é o único representante da região Norte no Monitor de Secas

14/04/2021 18h20
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins - Luíza Caetano
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Dados levantados pelo Monitor de Secas do Tocantins no último ano e as metodologias de análise foram apresentados na segunda reunião do projeto-piloto de aprimoramento das ferramentas de avaliação e coleta de dados da Rede de Observadores. Único estado da região Norte do país no Monitor de Secas, o Tocantins é representado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O objetivo do piloto é melhorar as ferramentas de coleta e análise dos dados levantados pela rede de observadores locais, composta por representantes municipais, a fim de melhorar o sistema de integração e resposta das informações.

Segundo o técnico responsável pelo Monitor de Secas na Semarh, Francisco Medeiros, “a rede de observadores locais é, hoje, uma das ferramentas mais valiosas que a equipe do Monitor dispõe, pois agrega a visão das pessoas inseridas nos seus respectivos municípios, eleva o caráter participativo, melhora e auxilia no trabalho de consistência dos dados”.

O encontro contou com a participação dos representantes da Agência Nacional de Água (ANA), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Tocantins.

MonitordeSecas

O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca em 20 estados brasileiros, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas, que podem ser acompanhados clicandoaqui (http://monitordesecas.ana.gov.br/). 

O Monitor facilita a tradução das informações em ferramentas e produtos utilizáveis por instituições tomadoras de decisão e indivíduos, de modo a fortalecer os mecanismos de Monitoramento, Previsão e Alerta Precoce. 

*Estagiária sob supervisão de Camila Mitye

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias