Geral Maranhão

Novo CAT é inaugurado no Centro Histórico de São Luís

Com a entrega do equipamento, já são 11 Centros de Atendimento ao Turista instalados no estado.

14/04/2021 18h40
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Setur entregou novo CAT no Centro Histórico (Foto: Divulgação)
Setur entregou novo CAT no Centro Histórico (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) inaugurou mais um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na noite dessa terça-feira (13), localizado na Casa do Tambor de Crioula, no Centro Histórico de São Luís. Devido à pandemia do novo coronavírus, a cerimônia aconteceu com a participação de um número reduzido de representantes do trade turístico do Estado. 

“A obra faz parte do compromisso do governador Flávio Dino com a requalificação do Centro Histórico de São Luís, é um dos presentes à cidade por meio do programa Nosso Centro. Esse é mais um Centro de Informação ao Turista que está sendo entregue, passamos agora a 11 equipamentos como esse coordenados pela Setur”, afirma o secretário de Turismo, Catulé Júnior.

Os outros 10 CATs estão localizados no Aeroporto (2) e Rodoviária de São Luís, no Espigão, no Ceprama e nas cidades de Raposa, São José de Ribamar (2), Cujupe (Alcântara) e no Aeroporto de Imperatriz.

A arquiteta responsável pelo projeto, Brenda Costa, explica o projeto do CAT. “O projeto teve como base conceitual a busca por elementos intrínsecos e que reforçam todas as características dos nossos polos turísticos indutores, como as sinuosas Dunas dos Lençóis Maranhenses, em composição com o amadeirado, que já carrega a rusticidade e firmeza da região das Chapadas, e por fim, a aplicação de papéis com efeito colonial, fazendo alusão à azulejaria ludovicense, com finalização em objetos decorativos artesanais, valorizando a cultura do Maranhão”, explicou. 

Inauguração do espaço aconteceu na terça-feira (13) (Foto: Divulgação)

O CAT é multifuncional, proporcionando informações sobre artesanato, hospedagens credenciadas no Cadastur e roteiros, em algumas situações, com tradução bilíngue, em inglês e espanhol, ampliando o acolhimento ao turista. “Os Centros de Atendimento ao Turista são equipamentos importantes, que dão suporte a nós que trabalhamos com turismo e a todos os visitantes que buscam informações sobre o nosso Estado. Estamos aqui hoje reafirmando nossa parceria entre a iniciativa privada, o trade turístico e o Governo do Estado, representado pela Setur”, disse Rafaela Barbosa, representante da agência Taguatur Turismo.

“Para nós que trabalhamos com turismo no Maranhão, a inauguração de mais esse Centro de Atendimento ao Turista nos enche de esperança que, em breve, estaremos recebendo novamente muitos turistas, enchendo esse novo CAT, e tendo necessidade de abrir outros e ampliar os que já existem”, completou.

Atendimento no CAT obedece protocolos de combate à Covid-19 (Foto: Divulgação)

“Hoje, quem visita nossa cidade irá conhecer o novo Centro de Atendimento ao Turista, que está muito bonito e com materiais informativos de grande valia. Estamos agradecidos por mais esse aparelho que irá nos ajudar muito”, afirmou André Gutemberg, presidente do Sindicato dos Guias do Maranhão.

Localização

A Casa do Tambor de Crioula é um importante símbolo turístico, cultural e histórico, espaço voltado à manutenção da manifestação cultural em louvor a São Benedito. Ela fica localizada na esquina das ruas Estrela e João Vital de Matos, na Praia Grande.

O balcão de informações terá funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 15h. O atendimento nos CATs é realizado com utilização de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e com a limpeza constante das dependências, obedecendo aos protocolos de combate à Covid-19.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias