Saúde Tocantins

Secretaria de Saúde realiza ação para captação de doadores de sangue e medula óssea

Esta é a 9ª edição do projeto “Parceiros pela Vida”; Ministério Público do Tocantins (MPTO) é um dos parceiros da ação

15/03/2022 15h15
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Representante da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins (OAB-TO), Marcus Senna Calumby - Foto: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins
Representante da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins (OAB-TO), Marcus Senna Calumby - Foto: Mariana Ferreira/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em parceria com o Ministério Público do Tocantins (MPTO), realiza nesta terça-feira, 15, a 9ª edição do projetoParceiros pela Vida. A ação, que segue até as 17h30, no estacionamento da sede da Procuradoria-Geral de Justiça de Palmas, visa captar doadores de sangue e medula óssea.

Na ação, a expectativa da Hemorrede do Tocantins é captar cerca de 50 bolsas de sangue. “Esta captação é de suma importância para a manutenção dos nossos estoques. A parceria com o MPTO tem rendido bons frutos, com uma corrente do bem. A cada edição, conseguimos mais doadores, para que possamos atender as demandas que chegam até a Hemorrede”, explicou a responsável pela Área de Captação de Doadores do Hemocentro Coordenador de Palmas, Robéria Fernandes.

A oromotora de Justiça, Araína D'Alessandro, considerou positiva a realização da captação externa. “A ação é uma iniciativa conjunta, de diversos órgãos vizinhos ao Ministério Público e da Secretaria de Estado da Saúde, cuja intenção é ajudar a Hemorrede do Tocantins nos estoques de sangue e hemoderivados. Sabemos das dificuldades constantes de manter os estoques regulares e, com o projeto, conseguimos contribuir de forma positiva”.

O representante da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins, Marcus Senna Calumby, aproveitou a oportunidade e realizou a doação de sangue. “A doação é muito importante, visto que ante à pandemia, havia uma dificuldade maior na doação de sangue. As entidades envolvidas nessa iniciativa vêm traduzir a responsabilidade social que cada uma delas tem, e ainda, incentivar que essas ações sejam mais corriqueiras”, afirmou Marcus, que é doador de sangue há cerca de dois anos.

Já a servidora do MPTO, Vitória Carvalho, ressaltou que a coleta externa é uma oportunidade única para realizar a doação. “Facilita demais o Hemocentro vir até o nosso local de trabalho. Já faço a doação há três anos e, neste ano, eu não tinha doado ainda. Sempre sabemos do déficit de bolsas de sangue e poder ajudar é muito importante”, destacou.

A gerente técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas, Eveline Leão, enfatizou a importância de ações conjuntas para sensibilização da sociedade e da doação voluntária. “Mais uma vez, contamos com a parceria do Ministério Público do Tocantins e de outras entidades, para que possamos aumentar nossos estoques, sobretudo neste momento crítico”. A gerente fez ainda um chamamento: “Convido toda a população para que possa realizar esse belo gesto de amor. Venha até uma das nossas unidades e nos ajude a salvar vidas”.

Além do Ministério Público do Tocantins, a campanha conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Tocantins (OAB-TO), da Receita Federal, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), da Justiça Federal, dos Correios, do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Secretaria de Saúde realiza ação para captação de doadores de sangue e medula óssea
9ª edição do projeto Parceiros pela Vida - Mariana Ferreira/Governo do Tocantins
Secretaria de Saúde realiza ação para captação de doadores de sangue e medula óssea
A expectativa da Hemorrede do Tocantins é captar na ação cerca de 50 bolsas de sangue - Mariana Ferreira/ Governo do Tocantins
Secretaria de Saúde realiza ação para captação de doadores de sangue e medula óssea
A servidora do MPTO, Vitória Carvalho, é doadora há três anos - Mariana Ferreira/Governo do Tocantins
Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias