Saúde Tocantins

Ação da SES incentiva prevenção de doenças transmissíveis

Em janeiro, fevereiro e março, deste ano, foram distribuídos mais de 700 mil preservativos masculinos de femininos

02/05/2022 11h00
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Nos primeiros três meses deste ano, mais de 700 mil preservativos foram distribuídos - Foto: André Araujo/Governo do Tocantins
Nos primeiros três meses deste ano, mais de 700 mil preservativos foram distribuídos - Foto: André Araujo/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde e Gerência de Doenças Transmissíveis (GDT), realiza mensalmente a distribuição de insumos como preservativos masculinos e femininos, com o objetivo de incentivar a prevenção de doenças transmissíveis.

Nos primeiros três meses deste ano, a SES já distribuiu, aos 139 municípios tocantinenses, mais 749 mil preservativos, cerca de 20 mil femininos e 729 mil masculinos. Em estoque na SES, constam mais de 2 milhões de preservativos femininos e masculinos.

Prevenção

“A distribuição de insumos de prevenção aos municípios é realizada através do mapa mensal de insumos de prevenção pactuado em CIB desde setembro de 2014. O município encaminha todo início de mês o mapa contendo informações como saldo anterior, distribuídos, saldo final e quantidade solicitada. O mapa gera um memorando de liberação que é encaminhado ao almoxarifado central e o município retira a quantidade solicitada”, explica o assessor de prevenção da área técnica DST/Aids e HIV, Márcio Thales Salgado Lana.

Segundo dados da Gerência de Doenças Transmissíveis, o Tocantins registrou 150 casos de HIV em 2021. As cidades com maior incidência são Palmas, Araguaína e Gurupi. “A Secretaria de Estado da Saúde incentiva mensalmente a prevenção de doenças transmissíveis através da distribuição dos insumos e orientações para as equipes de saúde dos 139 municípios. Além disso, mantemos a regularidade dos estoques para que possamos atender a população”, finalizou aSuperintendente de Vigilância em Saúde da SES,PercilianaBezerra.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias