Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Termina hoje prazo para educador se inscrever no Programa Câmara Mirim

O prazo para educadores se inscreverem no Câmara Mirim 2022 encerra-se nesta segunda-feira (2). Já o prazo para inscrição de alunos interessados ...

02/05/2022 11h35
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O prazo para educadores se inscreverem no Câmara Mirim 2022 encerra-se nesta segunda-feira (2). Já o prazo para inscrição de alunos interessados continua aberto até o dia 3 de julho. Desenvolvido pelo portal Plenarinho, o programa é voltado para estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental.

O objetivo é proporcionar aos participantes a chance de vivenciar a atividade parlamentar, desde a elaboração de projetos de lei até as fases de debate e votação das propostas.

A exemplo dos dois anos anteriores, o Câmara Mirim 2022 será realizado de forma virtual, de 19 a 21 de outubro.

Quem pode participar

  • Educadores que estejam trabalhando com estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, em escolas públicas ou particulares. Eles devem fazer uma redação sobre a importância do Parlamento na democracia e enviá-la, até hoje (2), para [email protected]. O resultado será divulgado até 9 de maio.

São duas modalidades para educadores:

- Novos educadores – aqueles que nunca participaram do Câmara Mirim.
- Educadores parceiros – aqueles que já participaram de edições anteriores.

Os educadores selecionados e suas turmas participarão do programa, em que irão analisar e votar os projetos de lei selecionados.

Confira o regulamento para educadores

  • Estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental podem participar de forma independente, enviando um projeto de lei de sua autoria até o dia 3 de julho, através de formulário eletrônico.

As propostas inscritas serão avaliadas por uma equipe de consultores da Câmara dos Deputados, que selecionará as três melhores ideias. A data prevista para divulgação do resultado é 5 de agosto.

Confira o regulamento para estudantes

O Câmara Mirim
O Câmara Mirim simula o processo legislativo entre os estudantes. Durante o programa, eles atuam como deputados, debatendo e votando, em comissões temáticas e no Plenário da Casa, os três melhores projetos de lei enviados pelos jovens.

Algumas propostas de edições anteriores já inspiraram parlamentares e estão sendo debatidas pelas comissões da Câmara. Foi o que aconteceu no ano passado, quando o deputado Carlos Chiodini (MDB-SC) resolveu apadrinhar a sugestão do deputado mirim Davi Vitório (Vieirópolis-PB) de criar o Abril Vermelho, mês dedicado a ações de conscientização e prevenção à hipertensão arterial.

O projeto ganhou o número 3881/21 e agora aguarda análise nas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Confira os projetos apresentados no Câmara Mirim 2021

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias