Saúde Paraná

Saúde promove capacitação para modernizar processos administrativos de compras

A Secretaria estadual da Saúde (Sesa), por meio da Coordenação de Governança em Aquisições (CGOV), realiza nesta segunda e terça-feira (02 e 03) um...

02/05/2022 15h45
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: SESA
Foto: SESA

A Secretaria estadual da Saúde (Sesa), por meio da Coordenação de Governança em Aquisições (CGOV), realiza nesta segunda e terça-feira (02 e 03) um treinamento para servidores ligados à área administrativa da pasta. O objetivo principal é capacitar e orienta para execução de ações de rotina e, ainda, apresentar as oportunidades e desafios que serão enfrentados com a aplicação da Lei de Licitações (14.133/2021).

O encontro reúne de forma presencial cerca de 160 servidores de todas as regiões do Estado e é transmitido em tempo real, para possibilitar o acesso de todos os colaboradores envolvidos em processos administrativos da instituição. Representantes das 22 Regionais de Saúde, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), do Laboratório Central do Paraná (Lacen), além de outras unidades do Estado participam do curso.

“Nosso objetivo é que os processos de compras e contratações sejam ágeis, claros e seguros. Qualificar ainda mais os servidores nesse processo traz benefícios para todos”, afirmou o secretário César Neves. “Encontros como esse proporcionam um momento de convivência entre os colaboradores que atuam na Secretaria da Saúde e nas diversas regiões do Estado, sendo um caminho para a troca de informações e experiências”.

GOVERNANÇA– Durante os dois dias, estará em pauta, também, a gestão dos convênios da Secretaria da Saúde, firmados com o setor público e privado. Uma nova ferramenta de gestão estará à disposição dos servidores ligados à área, para maior clareza na informação, além de atender a necessidade de controle externo no acesso à informação.

“O treinamento envolve todas as nossas unidades, com o pessoal técnico e especializado de cada uma delas. O processo de compras vem diretamente atender o nosso usuário final, que é o paciente. A aquisição e logística na distribuição de medicamentos, por exemplo, faz parte da nossa área”, disse o diretor do Fundo Estadual de Saúde, Adriano Márcio Rissati.

A Coordenação de Governança em Aquisições foi criada em 2019 e é vinculada à Diretoria Administrativa da Sesa. O intuito é atuar nos mecanismos de liderança, estratégia e controle para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão das aquisições. O que se almeja é que as contratações públicas agreguem valor aos serviços e ações, com riscos aceitáveis.

COMPRAS– A Secretaria da Saúde atua na gestão de compras e aquisições de insumos, produtos e serviços para as unidades hospitalares, Regionais de Saúde, hemobancos, laboratórios, áreas administrativas e também de instituições como o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), por exemplo. Este setor organiza as aquisições regulares de aproximadamente 10 mil itens.

“A Governança das contratações públicas toma outra dimensão com a implementação da nova Lei de Licitações, que se torna de uso obrigatório em 2023. Ela traz o instrumento da governança como requisito obrigatório a ser implantado em todos os órgãos públicos”, afirmou o coordenador da CGOV, Milton Proença Junior.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias