Saúde Tocantins

Segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo começa nesta segunda-feira, 2

Expectativa é de que 90% e 95% dos públicos-alvo da campanha de Influenza e Sarampo, sejam imunizados, respectivamente

02/05/2022 17h10
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo passa para a segunda etapa - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins
Campanha de Vacinação contra Influenza e Sarampo passa para a segunda etapa - Foto: André Araújo/Governo do Tocantins

Iniciou nesta segunda-feira, 2, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo. A nova etapa prossegue até o dia 3 de junho, e ampliará os grupos prioritários atendidos.

“A expectativa é de que 90% do público-alvo da campanha e, até o momento, temos 5% da população do público-alvo vacinada contra sarampo e 10% contra influenza, um número muito baixo e esperamos que, após a contabilização dos dados do Dia D, tenhamos mudado um pouco esta realidade”, afirmou a gerente de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Diandra Sena.

Segundo orientações do Ministério da Saúde (MS), as crianças que nunca receberam a vacina contra a Influenza devem tomar uma segunda dose, após 30 dias da primeira. As demais seguem com apenas uma dose em 2022. “Para as crianças que serão vacinadas contra o sarampo, não é necessário intervalo com a vacina contra a influenza, podendo tomar juntas”, explicou a gerente.

A segunda etapa, de 2 de maio a 3 de junho, tem os seguintes públicos-alvo: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades; povos indígenas; professores; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas;caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Para se vacinar, basta ir a uma unidade básica de saúde do município onde reside, munido de documento de identidade e o cartão de vacinação. “O Tocantins possui 314 salas de imunização, que funcionam mediante rotina estabelecidas pelas gestões municipais, por isso é bom que a população se atente às divulgações de cada município, sobre os locais onde serão disponibilizadas as referidas vacinas”, finalizou Diandra Sena.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias