Mais um passo para a construção do novo Hospital Municipal Maria Chemin Lazarotto, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi dado nesta segunda-feira (02) com o lançamento do edital de licitação da obra. O Governo do Estado confirmou R$ 20 milhões para viabilizar a unidade. O investimento total é de R$ 67,2 milhões, sendo o restante do município.
O hospital atende uma das prioridades do Governo do Estado, que é a regionalização da saúde, levando o atendimento especializado e de qualidade para mais perto dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A nova unidade, que será referência para uma população de quase 250 mil pessoas do município, também vai desafogar o atendimento médico-hospitalar da RMC. Terá capacidade para receber cerca de 10 mil pessoas por mês, entre consultas e internações, além da realizar 15 mil exames mensais.
“Será a materialização de um grande hospital, de 136 leitos, para atender o município de Colombo e a região como um todo. É uma obra que vinha sendo discutida há muito tempo e que agora avança ainda mais”, disse o secretário estadual da Saúde, César Neves. “Participamos desde o início do direcionamento de assistência à saúde, com o objetivo de atender bem e com qualidade a nossa população”.
O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, ressaltou o apoio do Estado durante todo o processo de construção do hospital. “Agradeço a parceria do governo por meio da Secretaria da Saúde, por todo apoio e parceria, por batalharem incansavelmente e estarem sempre à disposição nessa empreitada”, disse.
OBRA–A obra será executada em uma área de 13 mil metros quadrados no Jardim Monza, na Rua Princesa Izabel, 939. Serão cinco pavimentos, além de área técnica, e mais dois pavimentos já projetados para ampliação futura. Nesta primeira fase, a unidade contará com 126 leitos de internação efetivo, sendo 95 leitos adulto, 21 pediátricos e dez de UTI adultos, além de outros sete leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e de Recuperação Pós-Exames.
Serão nove consultórios com atendimento em diversas especialidades, como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ortopedia, vascular, urologia, anestesiologia e nutrição ambulatorial, que atenderão 7.204 consultas mensais. Haverá, ainda, quatro salas cirúrgicas para várias especialidades, com previsão de 400 cirurgias/mês. A infraestrutura de enfermarias e quartos poderá internar até 869 pacientes adultos por mês e mais 192 pacientes pediátricos. Já a UTI poderá receber até 75 pacientes mensalmente.
PRESENÇAS–Participaram da solenidade de lançamento do edital o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano; o vice-prefeito e secretário da Educação de Colombo, professor Alcione Luiz Giaretton; a secretária de Saúde Colombo, Marilda Zanonni; o deputado federal Felipe Francischini; e a vereadora Dolíria Strapasson, presidente da Câmara Municipal.
Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 24° Máx. 34°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.Mín. 23° Máx. 34°
Sol, pancadas de chuva e trovoadas.