Senado Federal Senado Federal

Adiada votação sobre irrigação em áreas de preservação permanente à beira de rios

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) adiou nesta quinta-feira (9) a votação do projeto de lei que libera a construção de reservatórios...

09/06/2022 10h10
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Eliziane Gama (na bancada) pediu vistas ao projeto na reunião presidida por Gurgacz (à dir., ao lado de Paulo Rocha) - Geraldo Magela/Agência Senado
Eliziane Gama (na bancada) pediu vistas ao projeto na reunião presidida por Gurgacz (à dir., ao lado de Paulo Rocha) - Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) adiou nesta quinta-feira (9) a votação do projeto de lei que libera a construção de reservatórios de água para projetos de irrigação em áreas de preservação permanente (APPs) à beira de rios. O adiamento da análise do PL 1.282/2019 veio após pedido de vista de senadores.

De acordo com o Código Florestal (Lei 12.651, de 2012), as faixas de terra que margeiam rios, tanto em áreas rurais quanto urbanas, são APPs e não podem sofrer intervenção na vegetação nativa, com exceção de alguns casos. O projeto de lei, do senador Luis Carlos Henze (PP-RS), inclui entre essas situações a instalação de infraestrutura para irrigação.

O relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), apresentou parecer favorável, com ajustes. Ao pedir vista, Eliziane Gama (Cidadania-MA) afirmou que vai avaliar melhor o projeto e que pode apresentar emendas para aprimorá-lo.

— O ponto primordial das APPs é preservar uma determinada área — apontou.

Esperidião Amin reconheceu que o projeto pode ser aprimorado. Ele ressaltou que o objetivo é garantir água para regiões afetadas por estiagens. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias